Este site usa cookies para garantir que obtenha a melhor experiência no nosso site. Poderá desativar esta função na configuração do seu browser. Para saber mais, consulte a Política de privacidade.

Casa Do Quinteiro (CC)

Esta casa foi, na sua origem, a primeira casa do quinteiro da propriedade. 

De facto, no seu início, à época do período da laranja, ela começou por ser um armazém de fruta, posteriormente adaptada a casa do quinteiro. A adaptação para que o ou os trabalhadores que aqui tinham necessidade de pernoitar deram razão para juntar algumas caixas das laranjas e improvisarem camas para dormir. Por isso aparece o primeiro quarto onde até a janela para a Canada era, de facto, pela tipificação da pedra e da construção envolvente, uma porta que permitia descarregar fruta directamente para a rua, tendo sido aplicado um varandim desmontável para segurança. 

Nesta zona podemos verificar características de simplicidade tais como formas artesanais de tabique e forro (casa de trabalho) e os utensílios que ali existiam e por lá ficavam. Ao longo da história da quinta sofreu outras remodelações, nomeadamente a adaptação a melhores condições de habitabilidade para que o senhorio viesse aqui passar alguns dias como refugio de campo e desta fase de transformação nota-se imediatamente o aparecimento de um quarto com mobília mais elaborada embora não muito rica que para ali foi enviada pelo senhorio, à custa de peças fora de uso da sua casa de cidade, para ter conforto nos seus descansos de veraneio.