Confraria do Queijo de São Jorge Cooperativa Leiteira da Beira
Esta fábrica é a mais antiga de Portugal, fundada a 7 de julho de 1927. Estima-se qua a atividade queijeira em São Jorge tenha tido início logo após o povoamento da ilha há mais de 5 séculos.
Sendo o setor agrícola, e o queijo de São Jorge, por consequência, um dos motores da economia jorgense, estima-se que os verdadeiros motivos da criação desta cooperativa estejam relacionados também com “a solidariedade, entreajuda, de congregar vontades e forças, para em conjunto, mais facilmente, resolverem os seus problemas”, regendo-se pelos “nobres princípios” do cooperativismo”.
Já não laborando no local hoje em dia, esta fábrica é atualmente, a sede da Confraria do Queijo de São Jorge. Esta confraria, fundada a 2 de Novembro de 1991, constitui-se juridicamente como uma associação cientifico-cultural, sem fins lucrativos. O seu principal objetivo é o controlo, certificação, defesa, promoção, divulgação e valorização do Queijo de são Jorge. Desta confraria fazem parte um conjunto de provadores com competências para certificar o queijo São Jorge.