Este site usa cookies para garantir que obtenha a melhor experiência no nosso site. Poderá desativar esta função na configuração do seu browser. Para saber mais, consulte a Política de privacidade.

Ermida da Nossa Senhora do Livramento

Localizada na base do Morro Grande, esta ermida erguida em 1697 (séc. XVII) e consagrada três anos depois, em 1700, por alvará do Bispo da Diocese de Angra. Apresenta um bonito frontispício em cantaria que envolve o portal e a janela. Ficou conhecida por “Nossa Senhora do Livramento” graças à doação de uma imagem daquela invocação e à realização da respectiva festa em 1861.

Destaca-se pelas cantarias em pedra de basalto que a envolvem, pela frontaria igualmente em basalto, onde foram feitos enrolamentos, e por uma cruz também em basalto.

Segundo a lenda e de acordo com a tradição local, há muito tempo, um homem pastava as suas vacas para os lados do morro. Ao passar por um cerrado no sopé do mesmo, encontrou uma imagem da Senhora do Livramento, recolhendo-a à Igreja Matriz das Velas, com os outros santos. No dia seguinte, a imagem, sem que ninguém a houvesse transportado, retornara ao mesmo local no cerrado. Tendo este acontecimento se repetido, a população acreditou que a santa desejava proteger aquela parte da vila. Por essa razão, ergueram uma pequena ermida, de costas voltadas para o morro, para que a santa protegesse a população da vila.


Contactos

Address
Rua do Livramento Velas
Island
São Jorge