Igreja e Hospital da Misericórdia das Velas
A igreja da Santa Casa da Misericórdia foi construída na primeira metade do século XVI, conservando a sua arquitetura antiga e albergando sepultados benfeitores, como é o caso de João Varella, um dos seus fundadores.
A construção do Hospital surge por desejo em testamento de Beatriz de Melo, benfeitora local, e foi concluído em 1708. Este teria quartos masculinos e femininos, bem como um altar para os doentes ouvirem missa aos domingos e dias santos, com a invocação de Santa Beatriz. Pouco tempo depois o hospital é saqueado por corsários franceses, que levaram alguns documentos instituidores da Misericórdia.
A Santa Casa da Misericórdia adquire a tutela do convento de São Francisco em 1848, após a dissolução das ordens religiosas em Portugal, transferindo o hospital para o local. A igreja e o hospital são, por sua vez, cedidos à Câmara Municipal de Velas, que atualmente funciona como lar de idosos.
As atuais instalações foram totalmente remodeladas em finais do séc. XX, cuja inauguração ocorreu a 19 de dezembro de 1993, ficando com uma capacidade para cerca de 8 dezenas de utentes.