Império do Divino Espírito Santo
Os impérios são edifícios destinados à exposição de elementos do culto do Espírito Santo, nomeadamente a coroa, o estandarte e as varas.
Nas festividades em honra do Divino Espírito Santo o Império abre portas, ao domingo do Espírito Santo e Trindade, oferecendo doces, massa sovada, carne assada e arroz doce, estando à porta do império um elemento da Mordomia que convida as pessoas a entrar. Na mesma freguesia a tradição varia, sendo que na quinta-feira que antecede o Espírito Santo há sopas para toda a população no local dos Terreiros. Já na quinta-feira que antecede o domingo da Trindade as sopas são servidas à população nas Manadas. Em ambas as ocasiões as sopas são servidas ao almoço.
Já no sábado, tanto do Espírito Santo como da Trindade, sai o “bando” com os carros das Bandeiras (3 carros), percorrendo a freguesia. Durante o percurso é distribuído vinho, tremoços e sumo. O “bando” é constituído por um cavaleiro e pelo “velho” do “bando” e são lidas umas quadras de sátira/crítica social, geralmente local. Na freguesia das Manadas, nestes domingos há também as mordomias, nos baixios da junta de freguesia, onde é oferecido os bolos de véspera, os tremoços queijo e vinho.