Este site usa cookies para garantir que obtenha a melhor experiência no nosso site. Poderá desativar esta função na configuração do seu browser. Para saber mais, consulte a Política de privacidade.

Núcleo Museológico dos Nortes “A Queijaria”

Os Laticínios remontam ao povoamento e a sua qualidade e expressão na economia local é destacada pelas fontes histórias ao longo dos séculos, razão pela qual a Ilha de São Jorge ficou cognominada como terra do queijo. Este Núcleo Museológico é testemunho e memória desta importante atividade na Freguesia do Norte Grande e em particular no lugar da Ribeira da Areia e de forma generalizada um pouco por toda a Ilha de São Jorge. O material fabril em exposição enfatiza um período de transição e modernização no fabrico do queijo e manteiga que ocorreu a partir dos finais do século XIX e durante o século XX.

O edifício, agora núcleo museológico “A Queijaria”, foi outrora construído no âmbito dos Planos Centenários como escola de ensino de instrução primária e foi adaptado pelo Município de Velas para o fim atual, tendo uma gestão direta da Casa Museu Cunha da Silveira, sito na Vila de Velas, lugar a visitar e onde se pode apreciar um espólio com mais de 674 peças subordinada ao tema “O Mar e a Terra: a Sustentabilidade de um Povo” onde se pode bem verificar as vivências de um Povo com mais de 500 anos de história.  


Contactos

Address
Ribeira da Areia, freguesia do Norte Grande
Island
São Jorge